Você Tem Planos Para Amanhã?

amanhecer3

CALMA!    Meu convite aqui é para te ajudar em uma reflexão para os próximos anos de sua vida.

Seria muito bom se todos os resultados que pretendemos fossem obtidos de forma rápida, mas minha experiência de vida vem me ensinando que isto não acontece da noite para o dia para pessoas normais como nós.

Logicamente algumas pessoas não precisam de esforço para ter uma qualidade legal de vida, mas isto não é o caso da maioria.

Digo que a realização de nossos planos é plenamente possível quando seguimos uma receita mais ou menos com estes ingredientes: (a) Na base do prato você junta a VONTADE e o PLANEJAMENTO; (b) adicione uma boa porção de DEDICAÇÃO e, (c) vai batendo e ralando durante o TEMPO NECESSÁRIO para que o prato fique pronto.

Seguindo esta receita é muito provável que você obtenha o resultado esperado.

E quando falo aqui de vontade, de planejamento e dedicação, não estou querendo dizer que devemos seguir à risca a receita, sem nos desviarmos um milímetro do traçado ou que sejamos extremistas e NUNCA desviar do foco. Não. Não é nada disso, até porque os incidentes de percurso são naturais, ainda mais em se tratando deste nosso Brasil (ou diria o Brasil deles?).

Também não acredito que devamos estabelecer aquele projeto infalível. Simplifique da seguinte forma:

VONTADE. Objetivo em mente.

PLANEJAMENTO. Estabelecer e cumprir etapas.

DEDICAÇÃO. Trabalhar em seu benefício.

TEMPO. Ter paciência.

Geralmente as pessoas não ficam entusiasmadas quando percebem que o “chegar lá” vai exigir um caminho de cinco, dez ou vinte anos, e isto faz com que nunca se dê o primeiro passo. Mas isto é muito ruim. Diria que o TEMPO quase que nos dá a certeza de que atingiremos nossos objetivos e por isso a paciência e a dedicação são indispensáveis.

materio para carro2

Por exemplo, se o objetivo é comprar um carro zero, de padrão médio, por volta de cinquenta mil reais, e você conseguir guardar mil reais por mês, você tem a certeza que em quatro anos comprará um carro bacana, ainda mais se conseguir investir bem o dinheiro neste tempo, ou seja, o TEMPO é a certeza de que cumprirá seu objetivo.

Pergunto: O que você planejou para a sua vida há dez anos e como ela está hoje? Ela está como programou, melhor, pior ou na mesma?

Se a sua resposta for uma das duas últimas alternativas, provavelmente você pensará: “Pô, deveria ter feito aquilo” ou “Deveria ter feito igual meu amigo” ou “Se soubesse teria aceitado aquela oferta” ou “Deveria ter insistido” etc.

Não é uma sensação ruim quando olhamos para trás e notamos que estamos na mesma situação?

Talvez esta reflexão possa te ajudar a mudar seu futuro, mas tudo bem se a sua escolha for fica do mesmo jeito.

Reforço que não penso que devamos ficar bitolados em alcançar objetivos ferozmente e passar por cima de tudo e de todos, ai não acho legal, mas com dedicação o planejado irá acontecer e isto é apenas uma questão de tempo.

A maioria dos brasileiros costuma ter sonhos parecidos: formação escolar própria, casar, educar bem os filhos, comprar um carro e uma casa legal, viajar uma vez por ano, fazer um pé de meia, ter uma velhice sem muitas preocupações, e tudo é plenamente possível.

Ora, a qualidade do sonho concretizado ou a concretizar depende exclusivamente do quanto nos preparamos ontem ou do que estamos planejando hoje para o futuro. Você pode ter muita dedicação e assim ter uma qualidade invejável em um ou mais sonhos, ou pode ter uma dedicação razoável e ter a realização dos sonhos de forma mais modesta, entretanto, de forma digna, mas o importante é não ficar parado.

Tanto melhor se conseguirmos viver bem sem abrir mão do hoje, até porque de concreto só temos o hoje, mas acredito que o equilíbrio é possível para não prejudicarmos o futuro, que pode ser um período bem interessante se lá tivermos um pouco mais de tranquilidade e flexibilidade. O futuro pode nos mostrar que ainda podemos realizar aqueles sonhos maiores que ficaram escondidos ao longo da jornada e, se tivermos conquistado alguma tranquilidade em nossa fase mais produtiva, podemos nos dar o luxo de iniciar a realização de mais um sonho e consolidá-lo com as demais conquistas feitas ao longo da vida.

Dai porque acredito que temos que seguir alguma receita pensando em um futuro melhor e esquecer aquele papo de “vou vivendo”. O esforço é necessário e um pouco desgastante, mas costuma recompensar com o prazer de ter opção de escolha lá na frente.

Eu planejei algumas coisa na minha vida que de fato aconteceram, outras estão acontecendo e neste momento estou fazendo alguns planos para os meus próximos dez anos.

Pretendo seguir mais ou menos aplicando a mesma receita: planejar, dedicar e esperar o resultado com o tempo.

Refaço a pergunta: E ai, você tem planos para amanhã?

Estarei te esperando daqui a uns cinco ou dez anos para comemorarmos o nosso sucesso. Até lá.

Caso acredite que exista alguma verdade nesta reflexão e que possa ajudar alguém, ficarei feliz se encaminhar um link deste artigo, pois espero que todos tenhamos um amanhã melhor.

Valeu, até a próxima e um grande abraço. Rogério Gomez ou simplesmente Tchero.

2 thoughts on “Você Tem Planos Para Amanhã?

  1. Oi Tchero! Eu e meu marido pensamos da mesma forma; mas aprendemos com o tempo, hoje passamos isso aos nossos filhos que já dão a largada com uma certa vantagem. Tenho uma pequena historinha para ilustrar a passagem do tempo em projetos de longo prazo e que funciona e conto para eles quando o tempo os desanima, vai aí:

    “Dois meninos estavam brincando no quintal de casa quando o avô deles chegou com duas sementes de uma certa fruta e lhes deu de presente, um dos meninos perguntou ao avô quanto tempo demoraria para crescer e dar frutos, o avô então respondeu: “De sete a dez anos começarão os primeiros e e em pouco mais de 10 anos terão muitos frutos e uma árvore que lhes dará sombra e alegrias, quem sabe até poderão fazer um balanço para os vossos filhos.”
    — Ahhh não, é muito tempo! Não vou plantar não, que é isso? 10 anos?
    ao que o outro respondeu,:
    — Como faço vovô?
    Adivinhe quem colheu muitos frutos e brincou com os filhos no balanço?

    Bacaninha né?
    bjs e sucesso!!!!!

    • É isso ai andrea. O tempo é nosso aliado para as pequenas e grandes conquistas. Obrigado pela visita no Blog e comentário, muito importante para mim. Grande abraço a vc e família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>